quarta-feira, 27 de julho de 2011

DISTRIBUIÇÃO LINUX

    
        A distribuição Linux é um sistema operacional Unix-like incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicação, formando um conjunto. Distribuições (ou “distros”) mantidas por organizações comerciais, como a Red Hat, Ubuntu, SUSE e Mandriva, bem como projetos comunitários como Debian e Gentoo montam e testam seus conjuntos de software antes de disponibilizá-los ao público.
     Existem distribuições com ferramentas para configuração que facilitam a administração do sistema. As principais diferenças entre as distribuições estão nos seus sistemas de pacotes, nas estruturas dos diretórios e na sua biblioteca básica. Por mais que a estrutura dos diretórios siga o mesmo padrão, o FSSTND é um padrão muito relaxado, principalmente em arquivos onde as configurações são diferentes entre as distribuições. Então normalmente todos seguem o padrão FHS (File Hierarchy System), que é o padrão mais novo. Vale lembrar, entretanto, que qualquer aplicativo ou driver desenvolvido para Linux pode ser colocado em qualquer distribuição que vai funcionar da mesma maneira.

                                 TIPOS DE DISTRIBUIÇÕES 
                                   (BRASILEIRAS)

Big Linux 

     É uma solução completa em informática com foco principal no uso em Desktops, unindo praticidade, segurança, estabilidade e beleza. 

Dizinha

    Dizinha Linux é uma das primeiras distribuições Linux baseadas no Kurumin Linux. Criada por "Lame_Duck", esta distribuição tem como atrativo a possibilidade de rodar em máquinas antigas, com processadores como Pentium 100 e até 16 MB de RAM. Possui gerenciadores de janelas simples, e aplicativos leves para os usuários que possuem PCs sem muito poder de processamento. Utilizando ferramentas do próprio Debian, a Dizinha Linux é de tão fácil utilização quanto outras distribuições baseadas em Debian.

Kurumin
    

O Kurumin é a distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, que se tornou rapidamente uma das distribuições Linux mais usadas no país. Todos os componentes do sistema são abertos, permitindo que além de usar, você possa redistribuí-lo, ver e modificar os scripts de configuração e desenvolver versões modificadas do sistema.

Kalango


Kalango é uma distribuição GNU/Linux nacional baseada no Debian desenvolvida por voluntários. O Kalango é um Live-CD, ou seja, o sistema roda inteiramente do CD sem necessidade de instalação, apesar disso pode perfeitamente ser instalado no HD, como qualquer distribuição tradicional.