quarta-feira, 27 de julho de 2011

DISTRIBUIÇÃO LINUX

    
        A distribuição Linux é um sistema operacional Unix-like incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicação, formando um conjunto. Distribuições (ou “distros”) mantidas por organizações comerciais, como a Red Hat, Ubuntu, SUSE e Mandriva, bem como projetos comunitários como Debian e Gentoo montam e testam seus conjuntos de software antes de disponibilizá-los ao público.
     Existem distribuições com ferramentas para configuração que facilitam a administração do sistema. As principais diferenças entre as distribuições estão nos seus sistemas de pacotes, nas estruturas dos diretórios e na sua biblioteca básica. Por mais que a estrutura dos diretórios siga o mesmo padrão, o FSSTND é um padrão muito relaxado, principalmente em arquivos onde as configurações são diferentes entre as distribuições. Então normalmente todos seguem o padrão FHS (File Hierarchy System), que é o padrão mais novo. Vale lembrar, entretanto, que qualquer aplicativo ou driver desenvolvido para Linux pode ser colocado em qualquer distribuição que vai funcionar da mesma maneira.

                                 TIPOS DE DISTRIBUIÇÕES 
                                   (BRASILEIRAS)

Big Linux 

     É uma solução completa em informática com foco principal no uso em Desktops, unindo praticidade, segurança, estabilidade e beleza. 

Dizinha

    Dizinha Linux é uma das primeiras distribuições Linux baseadas no Kurumin Linux. Criada por "Lame_Duck", esta distribuição tem como atrativo a possibilidade de rodar em máquinas antigas, com processadores como Pentium 100 e até 16 MB de RAM. Possui gerenciadores de janelas simples, e aplicativos leves para os usuários que possuem PCs sem muito poder de processamento. Utilizando ferramentas do próprio Debian, a Dizinha Linux é de tão fácil utilização quanto outras distribuições baseadas em Debian.

Kurumin
    

O Kurumin é a distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, que se tornou rapidamente uma das distribuições Linux mais usadas no país. Todos os componentes do sistema são abertos, permitindo que além de usar, você possa redistribuí-lo, ver e modificar os scripts de configuração e desenvolver versões modificadas do sistema.

Kalango


Kalango é uma distribuição GNU/Linux nacional baseada no Debian desenvolvida por voluntários. O Kalango é um Live-CD, ou seja, o sistema roda inteiramente do CD sem necessidade de instalação, apesar disso pode perfeitamente ser instalado no HD, como qualquer distribuição tradicional.
      

quarta-feira, 8 de junho de 2011

INTRANET, INTERNET, EXTRANET

INTRANET
        É uma rede semelhantea internet, porém reduzida. Encontrada principalmente em empresas. Seu uso é restrito apenas para funcionários. Seu principal objetivo é centralizar documentos, formulários, notícias da empresa, entre outros.

INTERNET
      É uma rede capaz de interligar todos os computadores, globalmente. Usa um processo de informática denominado (TCP/IP) Protocolo de Controle de Transferência/
  
         

terça-feira, 7 de junho de 2011

A HISTÓRIA DA INTERNET


        Sua origem foi relatada durante o período da guerra fria, no ano de 1696. Seu objetivo era fazer a comunicação entre as bases militares dos EstadosUnidos. No início era conhecida como ArphaNet. Depois da guerra tornou-se, sendo então entregue a pesquisadores, e em seguida sendo cedida a universidades que possibilitara à outras pessoas o acesso a mesma. Algum tempo depois  havia milhões de pessoas conectadas.
           Depois de diversas pesquisas notou-se que devido ao seu crescimento relativamente grande, houve a necessidade de mudar seu protocolo, que era o (NCP)  Network Control Protocol . Passando então para o novo (TCP/IP) Transfer Control Protocol/Internet Protocol. 
           A internet é uma importante ferramenta de pesquisa, comunicação, diversão, entre outros. Auxiliando pessoas que pecisam de diversos serviços e procuram praticidade. Sendo que também trouxe outras vantagens como por exemplo relacionado a comunicação, podemos citar o msn, orkut, entre outros, que facilitaram muito a comunicação entre pessoas. Enfim possibilitou aos usuários a utilização de diversos serviços que facilitam na realização de diversas atividades. Promovendo novas formas de comunicação, informação, cultura, e educação.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

GERAÇÕES DOS COMPUTADORES

    A evolução dos computadores com toda certeza é uma das mais rápidas.Podendo ser notada a cada ano.Novas tecnologias são lançadas no mercado,aparelhos cada vez mais específicos,mais práticos e portáteis ,em muitos casos substituindo o trabalho manual.Mais para entender como nós chegamos a tudo isso devemos conhecer a história que gerou praticamente tudo a nossa volta.Então vamos conhecer as gerações dos computadores.

   1ª GERAÇÃO

    As máquinas  da primeira geração(1945-1959) necessitavam de muita enérgia,possuíam inumeras válvulas e eram muito grandes.Necessitavam de   quilômetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito.
2ªGERAÇÃO
   A segunda geração (1959-1964) foi as que substituiu as válvulas eletrônicas por transistores e os fios de ligação por circuitos impressos. Isso tornou os computadores mais rápidos, menores e de custo mais baixo.
   3ªGERAÇÃO


A terceira geração de computadores (1964-1970) foi construída com circuitos integrados, proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem de microsegundos. Tem início a utilização de avançados sistemas operacionais.
4ªGERAÇÃO

A quarta geração, de 1970 até hoje, é caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nanosegundos (bilionésima parte do segundo).
5ªGERAÇÃO
avião controlado por computadores

A quinta geração,É na quinta geração que encontramos os microcomputadores que encontramos até hoje que são baseados na tecnologia IC-VLSI (Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de Integração)os quais permitiram a diminuição dos circuitos integrados. Através desta tecnologia que foi possível a considerável diminuição dos computadores e a produção de computadores portáteis de maneira a expressarem ainda maior tecnologia e capacidade de expansão que os baseados em IC-LSI.Generaliza-se nesta época os termos Multiprogramação, Multiprocessamento e o Teleprocessamento. É nesta geração também que passam a surgir aplicações gráficas mais sofisticadas e aplicações educacionais. Tamanha foi a diminuição dos chips que o F-100, desenvolvido na década de 80, media apenas 6 milímetros quadrado,sendo pequeno o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha.





terça-feira, 26 de abril de 2011

LINGUAGEM ADA

Ada Lovelace
           A criação da primeira linguagem para computadores foi desenvolvida por Ada Lovelace.Sendo ela também a primeira programadora.
 Por exemplo um programa usando suas estruturas  é o"Olá Mundo ".


With Ada.Text_IO; Use Ada.Text_IO;
 
Procedure AloMundo is
 
begin 
  Put("Programando em Ada!");
  New_Line;
  Put_Line("Exemplo do Ala Mundo!!");
end AlaMundo;
 
 
  A linguagem criada por Ada é muito semelhante a  linguagens usadas atualmente.Por
 exemplo 
 a JAVA ,que possui quase a mesma estrutura.Usando também estruturas de repetição como para,se,repita,etc.
Esse programa funciona da seguinte forma:a primeira linha está dizendo que será usada 
uma linguagem ada.
   a segunda se refere ao procedimento que será iniciado.
   onde BEGIN é o inicío.PUT será usado para imprimir na tela o que está escrito entre 
parêntese.
   Logo abaixo está escrito New_Line; ou seja para uma nova linha.
   PUT_LINE  no programa  se refere coloque ou seja escreva e imprima na tela o que for 
digitado.
   Por fim END que finaliza o programa.
   com relação as variáveis são declaradas prieiramente o nome da mesma e em seguida o
 tipo.
    Ex:
   Numero1:integer;
 
   Por tanto Ada foi fundamental para a evolução dos computadores,podendo ele hoje
está presente em muitos lares.
    


segunda-feira, 18 de abril de 2011

OS PRINCIPAIS COMPONETES DO COMPUTADOR

                    CPU ou PROCESSADOR

 significa Unidade Central de Processamento e em inglês Central Processing Unit.
Sua função é reconhecer um conjuto  básico de instruções que comandam o
seu funcionamento.
                             PLACA-MÃE


      Ela é  responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador.São desenvolvidas de forma que seja possível conectar todos os dispositivos quem compõem o computador. Para isso, elas oferecem conexões para o processador, para a memória RAM, para o HD, para os dispositivos de entrada e saída, entre outros.
                          MEMORIA RAM
     RAM é a sigla para Random Access Memory (memória de acesso aleatório). Este tipo de memória permite tanto a leitura como a gravação e regravação de dados. No entanto, assim que elas deixam de ser alimentadas eletricamente, ou seja, quando o usuário desliga o computador, a memória RAM perde todos os seus dados.
                                      HD(DISCO RÍGIDO)
       O disco rígido é um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético onde os dados são gravados através de cabeças, e revestido externamente por uma proteção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos. É nele que normalmente gravamos dados (informações) e é a partir dele que lançamos e executamos nossos programas mais usados.Este sistema é necessário porque o conteúdo da memória RAM é apagado quando o computador é desligad
                       FONTE DE ALIMENTAÇÃO
        As fontes de alimentação são as responsáveis por distribuir energia elétrica a todos os componentes do computador. Por isso, uma fonte de qualidade é essencial para manter o bom funcionamento do equipamento.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

INSTALAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL

   Na ultima aula realizamos o trabalho de instalação de um sistema.No nosso caso do Linux Educacional.E notamos que para instalar temos que seguir todos os passos a seguir:
 ir na configuração da maquina,o chamado (SETUP),e fazer todas as configurações necessárias,inclusive a inicialização pelo CD.Lembrando que a forma de chegar ao SETUP  varia de computador para computador por causa do fabricante.
 Coloca-se o CD,e reinicia(Boot) a maquina.Depois disso aparece na tela diversas opções
e no nosso caso a escolhida foi INSTALAR LINUX.
 Depois nós configuramos o sistema escolhendo a hora,data,localização,idioma,entre outros 
além de definir um usuário e senha que são obrigados para se poder instalar.Quando realizamos todas as escolhas tivemos apenas que retirar o CD da maquina e reiniciar o computador e o sistema estava  pronto para ser usado.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Quais os tipos de sistema operacionais do mercado?

Os mais utilizados são:
WINDOWS,LINUX,IBM VM/MVS entre outros.
O pricipal objetivo desses sistemas é gerenciar e controlar o computador.
Além de fazer a comunicação entre máquina usuário.

Quais as principais diferenças do WINDOWS para o LINUX?

Muitas pessoas tem duvidas em relação as vatagens e desvantagens quanto ao LINUX  e ao WINDOWS,mais sobre suas diferenças obeserve abaixo.
 ALGUMAS DIFERENÇAS:
Linux: você tem acesso ao código fonte, podendo acessar e alterar-lo  da maneira como desejar.
Windows:Isso não é possível ja que todo o código é restriro.

Windows:É um sistema pago.
Linux:É grátiswindows:
Uma única cópia do Windows está sendo vendida em média por R$500,00 (quinhentos reais) enquanto o Linux é distribuído, sem limite de instalações, cobrando-se apenas os preços dos manuais e da mídia.


Windows: facilmente pega e trasmuti vírus.
Linux:Use e abuse dos dispositivos e do sistema também porque
LINUX não pega vírus.Não é incrível?

Linux: praticamente não trava, trabalha como um verdadeiro sistema operacional que realiza diversas tarefas.
Windows freqüentemente temos que  reiniciar o computador.

Windows:Há uma grande oferta de aplicativos para o Windows, principalmente jogos, o que o torna o preferido dos usuários domésticos.
Linux :há programas para editar imagens, digitar textos, acessar a Internet, mas quanto aos jogos ele deixa a desejar.